terça-feira, 27 de maio de 2014

Sugestão de um texto didático


Texto didático
Todas as vezes que você abre um livro de qualquer disciplina para estudar, está diante de um texto didático. Ele serve para explicar uma determinada matéria (ciências, geografia, história), um determinado assunto que você deverá aprender. Seu objetivo é o ensino e a sua linguagem é voltada para informar, definir, conceituar, explicar etc.Veja um exemplo de texto didático da disciplina Geografia. Ele busca ensinar ao aluno o conceito de relevo.

Texto I:O que é relevo?
O relevo consiste nas formas da superfície do planeta, podendo ser influenciado por agentes internos e externos. Ou seja, é o conjunto das formas da crosta terrestre (1), manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas (2). Entre as principais formas apresentadas pelo relevo terrestre, os quatro tipos principais são: Montanhas, Planaltos, Planícies, Depressões
Fonte: http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Relevo/
Vocabulário:
1. crosta terrestre: camada mais externa do planeta Terra.
2. terras emersas: terras que estão acima do nível das águas.

Veja que o texto didático traz em si palavras e expressões usadas normalmente pela área de conhecimento da disciplina estudada. No exemplo acima, as expressões “crosta terrestre” e “terras emersas” podem trazer dificuldade de entendimento para uma pessoa que não tenha familiaridade com esses termos, uma vez que são mais comuns ao estudo da Geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário